Serasa comunica perdão de dívida popular: como solicitar hoje 22/7
Serasa anuncia perdão de dívidas populares. Saiba como solicitar agora O governo federal oferece uma nova oportunidade para milhares de brasileiros regularizarem suas pendências financeiras com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A iniciativa, comunicada pelo Serasa, permite que estudantes e formados solicitem a renegociação ou até mesmo o perdão de seus débitos, com descontos […]

Serasa anuncia perdão de dívidas populares. Saiba como solicitar agora
O governo federal oferece uma nova oportunidade para milhares de brasileiros regularizarem suas pendências financeiras com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A iniciativa, comunicada pelo Serasa, permite que estudantes e formados solicitem a renegociação ou até mesmo o perdão de seus débitos, com descontos sobre juros, multas e o valor principal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este programa de financiamento foi essencial para que muitos estudantes tivessem acesso ao ensino superior em instituições privadas. Contudo, ao final do curso, uma parcela considerável desses beneficiários acumulou dívidas, gerando dificuldades financeiras.
Como saber se tenho direito à renegociação do FIES?
Para solicitar o perdão ou a renegociação, o estudante precisa se enquadrar em critérios específicos, que dependem diretamente do tempo de atraso do débito. As condições foram estabelecidas com base na situação dos contratos até 30 de junho de 2023. Assim, é fundamental verificar em qual cenário a sua dívida se encaixa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As regras variam principalmente para contratos com atrasos superiores a 90 dias e aqueles com mais de 360 dias. Além disso, a elegibilidade para descontos maiores pode depender da inscrição do estudante no Cadastro Único (CadÚnico) ou do recebimento do Auxílio Emergencial em 2021, fatores que ampliam os benefícios.
Onde posso solicitar o benefício divulgado pelo Serasa?
O processo para requisitar a renegociação é realizado de forma digital e centralizada, a fim de facilitar o acesso aos interessados. Primeiramente, os estudantes podem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que está disponível no site oficial do Ministério da Educação (MEC), para verificar as condições e dar início ao procedimento.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Ademais, para os contratos de financiamento firmados por intermédio da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, a solicitação também pode ser feita diretamente pelos sites ou aplicativos oficiais dessas instituições financeiras.
É por meio desses canais que o estudante formaliza o seu interesse em aderir ao programa de renegociação de dívidas que podem se estender por um longo período.
Quais são os descontos disponíveis no FIES?
Os descontos oferecidos são progressivos e variam conforme o perfil da dívida de cada estudante. Para aqueles com débitos vencidos há mais de 90 dias, por exemplo, o programa concede até 100% de abatimento sobre os encargos, como juros e multas, e um desconto adicional de 12% no valor principal para quem optar pelo pagamento à vista.
Já para os débitos com atraso superior a 360 dias, os descontos podem ser ainda mais vantajosos. Estudantes inscritos no CadÚnico ou que foram beneficiários do Auxílio Emergencial em 2021 podem obter um abatimento de até 99% do valor total da dívida.
Para os demais, o desconto pode chegar a 77%, tornando o perdão da dívida do FIES uma possibilidade real.
Para formalizar o pedido, siga estes passos:
- Verificação: Consulte se sua dívida se enquadra nos critérios de atraso (90 ou 360 dias).
- Acesso: Entre no portal do FIES pelo site do MEC, ou acesse o site ou aplicativo da Caixa ou do Banco do Brasil.
- Simulação: Verifique as condições de renegociação disponíveis para o seu contrato.
- Formalização: Siga as instruções para formalizar a adesão ao programa de renegociação ou perdão.
Vale ressaltar que a orientação nos canais de atendimento oficiais do FIES ou diretamente nas agências bancárias responsáveis é recomendada para garantir que o processo seja realizado corretamente e que a melhor opção seja escolhida.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS