Quando será o próximo saque do reembolso dos descontos indevidos? Informe do INSS em julho
INSS inicia reembolso de descontos indevidos em julho: veja quem tem direito e como receber O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar nesta quinta-feira (24) o reembolso dos descontos indevidos aplicados a aposentados e pensionistas. A medida atende principalmente segurados que foram vítimas de cobranças fraudulentas em seus benefícios. O primeiro lote […]

INSS inicia reembolso de descontos indevidos em julho: veja quem tem direito e como receber
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar nesta quinta-feira (24) o reembolso dos descontos indevidos aplicados a aposentados e pensionistas. A medida atende principalmente segurados que foram vítimas de cobranças fraudulentas em seus benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro lote de pagamentos contempla 400 mil beneficiários. Segundo o INSS, a ordem de recebimento segue a data em que o segurado aderiu ao pedido de ressarcimento. Ou seja, quem solicitou primeiro, recebe antes.
Nos próximos dias úteis, a liberação dos valores continuará com lotes diários de até 100 mil pessoas, garantindo que o reembolso atenda todos os que aderiram ao programa de forma gradativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De um total de 2,05 milhões de beneficiários aptos, quase 1 milhão já aderiu à proposta de devolução. O programa do INSS é voltado a quem contestou descontos indevidos em seus benefícios e não obteve retorno das entidades envolvidas.
Ainda é possível solicitar a contestação até 14 de novembro de 2025. A adesão ao acordo de reembolso, no entanto, continuará disponível mesmo após essa data, sem prazo definido para encerramento.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Reembolso
O INSS depositará os valores diretamente na mesma conta em que o beneficiário recebe o pagamento mensal. Não é necessário informar dados bancários adicionais nem realizar nenhuma ação judicial.
O valor do reembolso virá corrigido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), garantindo atualização monetária proporcional ao tempo do desconto indevido.
O INSS esclareceu que, ao aderir ao programa de reembolso, o beneficiário aceita o ressarcimento por via administrativa e abre mão de processar o instituto futuramente pela fraude. No entanto, isso não impede que o segurado entre com ação judicial contra as associações ou entidades responsáveis pelos descontos indevidos.
Você pode fazer todo o procedimento e acompanhá-lo pelo site ou aplicativo Meu INSS, onde também é possível contestar cobranças, aderir ao acordo e consultar os valores a receber. Se você é aposentado ou pensionista e notou cobranças suspeitas em seu benefício, vale verificar se tem direito ao reembolso dos descontos indevidos do INSS.
Como pedir o reembolso dos descontos ilegais do INSS?
Portanto, se você sofreu algum desconto indevido no INSS sem explicação e quer solicitar a devolução, siga o passo a passo:
- Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
- Vá até a aba “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigências”;
- Leia o último comentário da tela com atenção;
- No campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
- Clique em “Enviar” e aguarde o depósito.
Ainda assim, quem preferir pode comparecer aos Correios, disponíveis em mais de 5 mil cidades brasileiras. A Central 135 também está disponível para tirar dúvidas e realizar consultas, mas não permite adesão ao acordo.

Quem pode aderir o acordo?
Estão aptos a receber os valores aqueles que contestaram o desconto indevido e não obtiveram resposta da entidade envolvida no prazo de 15 dias úteis. Hoje, mais de 3,2 milhões de pedidos já ultrapassaram esse prazo, e os beneficiários podem solicitar o ressarcimento.
O ministro Wolney Queiroz destacou que o Governo está adiantando os valores para os aposentados, mas continuará com as investigações para responsabilizar as entidades envolvidas. “O governo está adiantando esse dinheiro, mas não vai abrir mão de nenhum centavo nas ações de regresso”, afirmou
NOTÍCIAS DE PARCEIROS