Como saber se tive valores descontados? INSS emite comunicado oficial aos benefícios hoje (18)
INSS emite comunicado sobre desconto nos benefícios: saiba como verificar seu extrato Nesta quinta-feira, 18 de julho, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu um comunicado oficial alertando os aposentados e pensionistas sobre possíveis descontos aplicados diretamente nos benefícios mensais. A recomendação é que todos os segurados verifiquem com atenção o contracheque disponível no […]

INSS emite comunicado sobre desconto nos benefícios: saiba como verificar seu extrato
Nesta quinta-feira, 18 de julho, o INSS ( Instituto Nacional do Seguro Social ) emitiu um comunicado oficial alertando os aposentados e pensionistas sobre possíveis descontos aplicados diretamente nos benefícios mensais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A recomendação é que todos os segurados verifiquem com atenção o contracheque disponível no sistema Meu INSS.

Como saber se houve desconto no INSS?
Se você recebe aposentadoria, pensão ou outro tipo de benefício do INSS, é possível que alguma mensalidade associativa esteja sendo descontada automaticamente. Para verificar essa informação, basta seguir um procedimento simples:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS com seu login e senha;
- Clique em “Consultar Benefício”;
- Em seguida, vá até “Extrato de Pagamento”;
- Selecione o mês desejado para visualização;
- Analise a tabela com os valores. Se houver algum desconto no INSS, a tabela indicará essa informação.
É possível pedir ressarcimento?
Sim. Caso o beneficiário identifique descontos indevidos ou desconhecidos, é possível solicitar o ressarcimento diretamente pelo próprio portal Meu INSS, ou agendando atendimento em uma agência da Previdência Social.
Ao conferir os extratos, o segurado evita prejuízos e garante mais controle sobre os descontos mensais.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Além do alerta sobre descontos no benefício, voltou a circular a discussão sobre a criação de um 14º salário para aposentados e pensionistas. No entanto, a proposta segue parada no Congresso Nacional e ainda não há previsão de que seja aprovada.
O que é o 14º salário?
O 14º salário é um abono anual proposto em 2020, durante a pandemia da COVID-19. O governo buscava compensar o adiantamento do 13º salário feito na época, garantindo um reforço financeiro para os segurados do INSS, especialmente os mais vulneráveis.
Apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), o projeto criou expectativa entre milhões de brasileiros, mas desde 2022 não avança nas etapas de votação.
“O idoso que trabalhou a vida toda e contribuiu para o crescimento do Brasil precisa ser respeitado, como ocorre em nações com maior grau de desenvolvimento”, afirmou o deputado Delegado Antônio Furtado (União-RJ), ao defender o debate.

Vai ter 14º salário em 2025?
Infelizmente, não. Em 2025, o governo federal não realizará o pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas. Por isso, a proposta continua sem andamento na Câmara, e o atual cenário fiscal do país dificulta a criação de novos gastos permanentes.
Quem teria direito ao 14º salário, se aprovado?
- Aposentados por idade, invalidez ou tempo de contribuição;
- Pensionistas;
- Beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente e salário-maternidade.
Assim, vale lembrar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que atende idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, ficaria de fora da proposta.
Conclusão
Em suma, o INSS reforça a importância de os beneficiários acompanharem de perto os descontos nos extratos, para evitar prejuízos e agir rapidamente em caso de cobrança indevida. Por fim, o 14º salário não será pago em 2025.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS