Trabalhadores podem ter 2 empregos de carteira assinada? Veja o que diz lei trabalhista em vigor em 2025

Saiba tudo se é possível ter 2 empregos de carteira assinada ao mesmo tempo, com uma lei trabalhista em vigor em 2025 Em 2025, os CLTs devem ficar atentos, pois uma lei trabalhista em vigor está revelando se é possível ter 2 empregos de carteira assinada. Assim, a medida promete esclarecer várias dúvidas dos CLTs, […]

17/07/2025 20:00

2 min de leitura

Ilustração de lei trabalhista e CLT - Foto Reprodução Internet
Ilustração de lei trabalhista e CLT - Foto Reprodução Internet

Saiba tudo se é possível ter 2 empregos de carteira assinada ao mesmo tempo, com uma lei trabalhista em vigor em 2025

Em 2025, os CLTs devem ficar atentos, pois uma lei trabalhista em vigor está revelando se é possível ter 2 empregos de carteira assinada. Assim, a medida promete esclarecer várias dúvidas dos CLTs , sendo algo extremamente importante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações são exclusivas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Agora, o time de redatores traz os detalhes. Tudo de acordo com o informado pelo documento. Além disso, com a sua própria redação.

Ilustração de carteira de trabalho - Foto Reprodução Internet
Ilustração de carteira de trabalho – Foto Reprodução Internet

É possível ter 2 empregos?

Sabendo disso, muitos trabalhadores se perguntam se é possível ter 2 empregos de 8 horas com carteira assinada, o que seria um complemento a mais na renda mensal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, a CLT não proíbe a possibilidade de ter 2 empregos ao mesmo tempo, entretanto, é preciso seguir uma série de condições, principalmente relacionadas à jornada de trabalho.

Trabalhadores devem saber

De acordo com o artigo 58, a jornada diária de trabalho não pode ultrapassar 8 horas por dia ou 44 horas semanais.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Ou seja, a soma dos 2 vínculos não pode exceder essa carga horária na semana, o que pode complicar a vida de quem deseja múltiplos empregos ao mesmo tempo.

Além disso, é essencial respeitar os limites de jornada e os períodos de descanso previstos em lei. Os horários também não podem se coincidir, e deve haver compatibilidade entre os trabalhos, sendo algo que todos devem ter em mente antes de pensarem em ter 2 empregos de carteira assinada.

Clique aqui para saber mais sobre leis trabalhista e notícias relacionadas.

Como fica o FGTS e INSS em casos de múltiplos registros?

De acordo com o portal Pontotel, o funcionário fica sujeito a uma série de mudanças, explicando da seguinte maneira:

“No caso do FGTS, cada vínculo de emprego possui uma conta separada. Ou seja, se o trabalhador tem dois empregos, cada empregador depositará mensalmente 8% do salário em uma conta específica para aquele vínculo”, afirmou o portal. E continuou:

“Já as contribuições do INSS devem ser feitas sobre cada remuneração recebida, mas respeitando o teto previdenciário. Caso a soma dos salários de ambos os empregos ultrapasse esse valor, o trabalhador pode solicitar a restituição do excesso por meio da declaração do Imposto de Renda”, concluiu a nota.

Desfecho dos trabalhadores

Por fim, é bastante importante que você saiba sobre os seus direitos e deveres como trabalhador. Assim, você fica mais seguro e não corre o risco de ficar desempregado, com a CLT sempre auxiliando os brasileiros.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):