Como dar fim as dívidas do cartão de crédito? Informe do Nubank traz 5 dicas infalíveis para salvar seu bolso

Nubank compartilha 5 dicas infalíveis para usar o cartão de crédito sem comprometer o orçamento; medida ajuda a evitar dívidas O cartão de crédito é um grande aliado no dia a dia, mas pode virar uma dor de cabeça quando perdemos o controle dos gastos. Os juros e as multas rapidamente transformam a fatura em […]

25/07/2025 12:01

3 min de leitura

Cartão de crédito: Nubank traz 5 dicas para salvar seu bolso (Foto: Montagem/Correio do Dia)
Cartão de crédito: Nubank traz 5 dicas para salvar seu bolso (Fo...

Nubank compartilha 5 dicas infalíveis para usar o cartão de crédito sem comprometer o orçamento; medida ajuda a evitar dívidas

O cartão de crédito é um grande aliado no dia a dia, mas pode virar uma dor de cabeça quando perdemos o controle dos gastos. Os juros e as multas rapidamente transformam a fatura em uma bola de neve, e logo surge a dúvida de como reverter o cenário e colocar as finanças em ordem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A boa notícia é que existe solução conforme um informe do Nubank. O caminho mais eficaz é negociar diretamente o que você deve com a instituição financeira. Além disso, a lei também protege o consumidor nessa situação. Assim sendo, tomar a iniciativa é o passo mais importante para se livrar do problema e respirar aliviado.

Como identificar a origem do endividamento?

Antes mesmo de ligar para o banco, o primeiro passo é investigar suas faturas para entender onde o descontrole começou. Você precisa separar o que de fato gastou daquilo que corresponde a juros e taxas que a operadora cobrou. Ter essa clareza te dá mais força na hora de negociar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entender a raiz do problema ajuda a escolher a melhor forma de pagamento e, principalmente, evita que você cometa o mesmo erro no futuro. Com esse mapa em mãos, fica mais simples analisar as propostas de acordo, como um parcelamento do valor total.

Quais são as opções durante a renegociação do Nubank?

Quando você conversa com o banco, o foco principal será encontrar uma nova forma de pagar os juros. É seu direito que a instituição explique todas as taxas de maneira clara. Geralmente, você pode negociar as dívidas do cartão por meio de um parcelamento ou contratando um empréstimo para quitar a fatura de vez.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Ao pegar um empréstimo pessoal, você troca uma dívida cara por outra com juros mais baixos. Enquanto algumas pessoas buscam um aumento de limite do cartão , quem está endividado deve se concentrar em conseguir condições que permitam zerar a pendência sem se apertar ainda mais.

O que a lei garante ao consumidor endividado?

Você não está sozinho nessa. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) protege quem está endividado e busca um acordo. A lei determina, por exemplo, que o valor da parcela não pode comprometer mais de 30% da sua renda mensal, ou 35% no caso de um crédito consignado.

A instituição também não pode obrigar você a contratar um seguro para liberar a negociação. Os bancos e as fintechs devem manter canais abertos para que seus clientes resolvam suas pendências. Caso não cheguem a um acordo, você pode procurar o Procon ou a Defensoria Pública.

Para facilitar sua organização, siga este roteiro com 5 dicas:

  • Entenda suas contas: Analise as faturas para saber a origem da dívida.
  • Conheça as opções: Saiba como funcionam o parcelamento e o empréstimo.
  • Converse com o banco: Procure a instituição com uma proposta realista em mente.
  • Saiba seus direitos: Conheça o que o CDC garante a você.
  • Peça ajuda: Se a situação for complexa, busque orientação de especialistas.

Lembre-se que resolver a pendência interessa tanto a você quanto à instituição financeira. Assim que você paga a primeira parcela do acordo, a empresa é obrigada a retirar seu nome dos órgãos de proteção ao crédito.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):