Banco Central comunica como resgatar dinheiro esquecido em bancos hoje 22/7

Brasileiros em alerta após o Banco Central divulgar orientações sobre como resgatar dinheiro esquecido em contas bancárias O Banco Central detalhou o procedimento para que cidadãos e empresas possam reaver fundos esquecidos no sistema financeiro nacional. A iniciativa permite a consulta e o resgate de saldos inesperados ou residuais, como os de contas encerradas, consórcios […]

22/07/2025 21:30

3 min de leitura

Banco Central comunica como resgatar dinheiro esquecido em bancos (Foto: Montagem/Correio do Dia)
Banco Central comunica como resgatar dinheiro esquecido em banco...

Brasileiros em alerta após o Banco Central divulgar orientações sobre como resgatar dinheiro esquecido em contas bancárias

O Banco Central detalhou o procedimento para que cidadãos e empresas possam reaver fundos esquecidos no sistema financeiro nacional. A iniciativa permite a consulta e o resgate de saldos inesperados ou residuais, como os de contas encerradas, consórcios e outras fontes, que muitas vezes permanecem intocados por falta de conhecimento dos titulares sobre sua existência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, o serviço, conhecido como Valores a Receber, foi estruturado para ser acessível a qualquer pessoa física ou jurídica. Portanto, o acesso completo para a solicitação dos valores exige que o usuário possua uma conta na plataforma gov.br nos níveis prata ou ouro, garantindo assim a segurança de todas as operações realizadas dentro do sistema oficial da autoridade monetária.

Como posso consultar os valores a receber?

Primeiramente, qualquer pessoa pode verificar a existência de dinheiro esquecido de forma simples e rápida. Para isso, basta acessar o site oficial do sistema, o valoresareceber.bcb.gov.br, que é o único canal legítimo para essa finalidade, evitando assim qualquer risco de fraude ou golpe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na consulta inicial, pessoas físicas devem informar o número do CPF e a data de nascimento. Por outro lado, pessoas jurídicas precisam fornecer o CNPJ e a data de abertura da empresa. Caso o sistema indique a existência de valores, o próximo passo será o acesso à plataforma para solicitar a devolução.

O que fazer após confirmar que há dinheiro disponível?

Após a confirmação, o usuário deve acessar o Sistema Valores a Receber (SVR) utilizando seu login da conta gov.br, que necessita da verificação em duas etapas habilitada.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Essa medida de segurança é fundamental para proteger os dados e o dinheiro do cidadão, especialmente no contexto de transações financeiras como o Pix.

Dessa forma, dentro do sistema, o indivíduo seleciona uma de suas chaves Pix para receber o montante. A instituição financeira responsável tem, então, um prazo de até 12 dias úteis para efetuar a transferência.

Se o usuário não tiver uma chave Pix, o contato deve ser feito diretamente com o banco ou financeira para combinar a forma de pagamento.

Existem cuidados para evitar golpes neste processo?

Sim, o Banco Central reforça diversas orientações para que a população não se torne vítima de fraudes. A principal delas é que todos os serviços do Valores a Receber são gratuitos, portanto, jamais realize qualquer pagamento para ter acesso aos recursos, pois o Banco Central não cobra por essa consulta.

Ademais, a autoridade monetária não envia links por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens. Somente a instituição financeira onde o valor está retido pode entrar em contato, e mesmo assim, ela nunca solicitará senhas.

A recomendação é sempre desconfiar de links suspeitos e utilizar apenas o site oficial, protegendo suas informações e seu patrimônio.

Para solicitar o resgate do dinheiro, siga estes passos:

  • 1. Acesse o site oficial: valoresareceber.bcb.gov.br.
  • 2. Realize a consulta inicial com seus dados (CPF ou CNPJ).
  • 3. Se houver valores, clique em “Acessar o SVR” e entre com sua conta gov.br (nível prata ou ouro).
  • 4. Escolha uma chave Pix e informe seus dados para receber o valor.
  • 5. Anote o número de protocolo e aguarde o depósito em até 12 dias úteis.

O procedimento para reaver valores de pessoas falecidas ou de empresas já encerradas apresenta algumas particularidades.

Nesses casos, herdeiros ou representantes legais devem acessar abas específicas no sistema, aceitar os termos e, posteriormente, entrar em contato direto com as instituições financeiras.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):