Adeus dinheiro e cartão? Banco Central emite comunicado sobre fim de uma era

O Banco Central toma conta da estabilidade do poder de compra, ou seja, zelando por um sistema financeiro sólido no país Responsável pelo bem-estar econômico da sociedade, o Banco Central emitiu um comunicado recentemente sobre o fim de uma era, que afeta o dinheiro em espécie e o cartão de débito. A partir de informações […]

19/07/2025 22:00

2 min de leitura

Ilustração de cartão de débito, dinheiro e fachada do Banco Central (Foto: Reprodução / Canva / Montagem Correio do Dia)
Ilustração de cartão de débito, dinheiro e fachada do Banco Cent...

O Banco Central toma conta da estabilidade do poder de compra, ou seja, zelando por um sistema financeiro sólido no país

Responsável pelo bem-estar econômico da sociedade, o Banco Central emitiu um comunicado recentemente sobre o fim de uma era, que afeta o dinheiro em espécie e o cartão de débito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir de informações divulgadas pelo site oficial do Banco Central, o Correio do Dia traz agora mais detalhes sobre o assunto.

O fato é que o PIX foi uma das maiores inovações do sistema financeiro nos últimos tempos. A praticidade de pagar de forma rápida, fez a alegria da população brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FIM DE UMA ERA?

Com isso, outros métodos de pagamentos acabaram perdendo destaque para esse, que se tornou o queridinho dos brasileiros.

Portanto, o serviço de transferências instantâneas, uma iniciativa do Banco Central, demonstra uma rápida e ampla aceitação popular.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

De acordo com dados da pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro”, o PIX atinge 76,4% da população.

Desse modo, o sistema supera o uso do cartão de débito , que registra 69,1% de adesão, e até mesmo o dinheiro em espécie, com 68,9%.

QUAIS DADOS DA PESQUISA DO BANCO CENTRAL?

O apontamento evidencia que o PIX possui uma utilização ampla em todos os recortes da sociedade, independentemente de gênero, classe social ou região do país.

Enquanto 74,5% das mulheres utilizam o sistema, o percentual entre os homens é superior, alcançando 78,4%.

Além disso, a faixa etária mais jovem demonstra maior engajamento, com 91,2% de uso entre pessoas de 25 a 34 anos.

Apesar que embora a adesão reduza com a idade, ainda representa um expressivo volume, como os 43,9% de usuários com mais de 60 anos.

A ferramenta também se coloca como democrática em relação à renda, pois 67,8% das pessoas que recebem até dois salários mínimos a utilizam.

Em contrapartida, o percentual sobe para 91,7% na faixa que ganha acima de dez salários mínimos.

Banco Central fala sobre mudanças envolvendo o PIX (Foto: Divulgação)
Banco Central (Foto: Reprodução / Bacen)

AFINAL, QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE USAR O PIX?

A pesquisa do Banco Central apurou os motivos que fazem o PIX ser um sucesso. Afinal, a ferramenta é mais lembrada em:

  • Praticidade;
  • Segurança;
  • Fácil de usar;
  • Aceitação geral nos estabelecimentos comerciais;

Apesar do avanço digital, o dinheiro em espécie segue sendo uma realidade presente na vida dos brasileiros.

O cartão de débito também continua lembrado por muitos indivíduos. Portanto, não está em cogitação um adeus ao cartão de débito e o dinheiro em espécie.

A pesquisa do Banco Central deixou evidente que o PIX exerce papel fundamental em como os brasileiros lidam com tecnologia no sistema financeiro.

Sendo assim, os dados confirmam uma mudança estrutural nos hábitos financeiros do Brasil, impulsionada pelo PIX.

Veja como funcionará tudo (Foto: Divulgação) PIX
PIX (Foto: Reprodução / Canva)

“Desse modo, veja matéria completa sobre Banco Central emite comunicado com 3 atitudes que podem cancelar sua conta poupança em 2025″.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):